Dias Pedro volta a dominar apesar da surpresa do Scirocco

As corridas do CSS Group 1b em Braga tiveram no Ford Escort RS 2000 e em Carlos Dias Pedro o conjunto automóvel/piloto mais eficaz. Mas as corridas que têm por base uma componente muito forte de custos controlados foram repletas de embates e mesmo na discussão pela vitória, houve momentos em que se pensou que o domínio do modelo do construtor norte-americano poderia ser posto em causa.

Saber se havia alguma equipa com condições de fazer frente os Ford Escort era uma das questões desta segunda ronda do CSS Group 1b. E houve uma surpresa logo nos primeiros momentos do dia. Às 9h30, na primeira sessão desta jornada, ficou claro que Afonso Cidrais tinha instrumentos para por em causa a supremacia dos Escort. O jovem piloto, habituado a vencer provas no troféu FEUP, apareceu inscrito com o Scirocco com o qual irá correr com o seu pai nas restantes provas da competição e estabeleceu a melhor marca para a primeira corrida. Na segunda sessão, com as temperaturas mais altas, o automóvel alemão não foi tão eficaz e Carlos Dias Pedro obteve o tempo mais baixo.

Para a corrida, o piloto do Ford Escort assumiu a liderança, mas sempre com forte réplica de Cidrais. Esteve manteve-se perto do primeiro até que um problema de sobreaquecimento do motor do Scirocco o obrigou a parar. A partir daí, Dias Pedro teve passadeira vermelha para a vitória e as atenções viraram-se para outras lutas, como o confronto intenso entre os Golf GTI. Rafael Cerveira Pinto venceu um duelo titânico com Manuel Cabral Menezes e assim triunfou na classe 1600. A dupla Simplício e Marco Pinto voltou a colocar o BMW 2002 TI entre os melhores da classe INV.

Outro dos embates mais apertados foi o que colocou frente a frente o Ford Capri de António e José Fresco e o Porsche 924, com vantagem para o modelo americano, que venceu na classe 2000+. Nuno Dias impôs o Fiat 127 Abarth na categoria 1052 e Pedro Peixoto ganhou os 1300 com o Datsun 1200.  Destaque para esta armada japonesa que em Braga teve três modelos presentes e a competitividade dos mesmos está a aumentar. A prová-lo está o sétimo melhor tempo absoluto de Fernando Mayer Gaspar com o Datsun 1200 GX que partilhou com a sua mãe.

 

Na segunda corrida, Carlos Dias Pedro voltou a ser o mais forte, seguido do BMW de Simplício e Marco Pinto, enquanto Rafael Cerveira Pinto voltou a ser o terceiro a cortar a meta. Os três venceram as respectivas categorias.

O maior destaque neste confronto foi para a verdadeira batalha entre David e Golias. O pesado e potente Ford Capri andou taco a taco com o pequeno e leve Fiat 127 Abarth. Ao longo de toda a corrida, o público vibrou com este duelo, em teoria, desequilibrado. A família Fresco levou a melhor, mas Nuno Dias só desistiu quando viu a bandeira de xadrez.

“As corridas do CSS Group 1 são momentos de emoção. Se entre as categorias mais fortes, os Ford Escort estão muito rápidos, é certo que um dos aspectos mais interessantes desta competição é assistirmos a verdadeiros embates entre automóveis dão diferentes. Temos, por isso, os Volkswagen Golf a discutirem lugares com os Porsche 924, ou confrontos que nos parecem inusitados, como o Fiat 127 Abarth contra o Ford Capri. Por ser algo que nos parece pouco óbvio, torna-se muito interessante”, afirmou o responsável da Race Ready, Diogo Ferrão.

A competição regressa já no próximo mês com a ida do CSS Group 1b ao carismático e exigente circuito urbano de Vila Real. A terceira jornada do ano realiza-se nos dias 8 e 9 de Julho.