Resumo Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos e de Clássicos Circuitos 1300 no AIA

2ª Corrida

João Pedro Silva (Porsche 911 RSR) ganhou a segunda corrida do dia e voltou a averbar a vitória  nos H75. Rui Azevedo (Ford Escort RS1600) deu réplica e fechou as contas com o segundo posto, à frente de Jorge Areia (Ford Escort RS1600).

Filipe Matias (Lotus Elan) terminou em quarto, venceu os H71 e foi o primeiro não H75. Logoa atrás cortou o vencedor do Grupo, Gonçalo Jordão, que voltou a impor o Porsche 928s.

Jorge Cruz, agora com os travões do BMW 323i em bom estado, fez sexto e simultaneamente venceu nos H81. Também em BMW 323i, a fechar o grupo dos dez de frente, o vencedor do Grupo 1, Pedro Serrador.

No Campeonato 1300 tivemos “luta rija”, com Arnaldo Marques (Datsun 1200) a levar  a melhor sobre Carlos Cruz (Datsun 1200), que desta feita foi segundo, quer no campeonato, quer nos H71 até 1300.

José Fafiães  (Datsun 1200) foi o melhor H75 e terceiro nos 1300, com um resultado conseguido à tangente, por duas décimas de vantagem sobre Luís Alegria (datsun 1200 COupê). Abel Marques encerrou o “top” 5, no Autobianchi A112 Abarth.

  João Pedro Silva (Porsche 911 RSR) Arnaldo Marques (Datsun 1200) 

1ª Corrida

João Pedro Silva colocou-se na frente da prova e passou a ditar lei com o Porsche 911 RSR. A posição era encabeçada por Rui Costa (Ford Escort RS1600), seguido por Jorge Areia e Rui Alves, ambos em Ford Escort RS1600. Os históricos de 75 a dominavam  a frente da corrida.

Entretanto Rui Azevedo (Ford Escort RS1600) trocava de lugar com Rui Alves e passava para quarto.

Rui Costa durava cinco voltas em prova e era obrigado a desistir.

Rómulo Mineiro (Ford Escort RS2000) colocava-se na sexta posição da geral, e era o primeiro do Grupo 5. Com cinco voltas disputadas estava confortavelmente instalado no sexto posto a 55 segundos de Rui Laves e com Luís Nunes (Ford Escort RS 2000), seu principal adversário no Grupo 5, a cerca de 12 segundos.

Alexandre Guimarães (Lotus Elan) partia do sétimo posto, atrasava-se ligeiramente no início mas recuperava e à sétima volta já estava na frente do Grupo 5, sexto da geral, enquanto Rómulo Mineiro ficava para trás com problemas no Escort.

Na frente da corrida também haviam alterações.

Oito voltas disputadas  e João Pedro Silva continuava na frente, mas agora a oposição era encabeçada por Rui Azevedo que paulatinamente vinha a conquistar posições.  Seguiam-no Jorge Areia e Filipe Matias que comandava os Históricos de 71 e acabaria por vencer, acabando com Joaquim Soares (Lotus Elan) a uma volta.

Gonçalo Jordão (Porsche 928s) rodava na sétima posição e liderava o Grupo 3, que acabaria por vencer.

Jorge Cruz (BMW 323i) foi o melhor de entre os Históricos de 81.

João Vieira levou o VW Karmann Ghia à vitória na Taça 1600.

No Campeonato 1300 Carlos Cruz (Datsun 1200) era um líder descansado, quer na classificação do Campeonato, quer nos H71. A oposição era de José Fafiães, que com 11 voltas decorridas estava a cerca de 16 segundos e por sua vez era o melhor H75, entre os 1300.

Abel Marques (Autobianchi A112 Abarth) fez segundo no H75, Depois de Luís Alegria (Datsun 1200) não conseguir mais além dos que a oitava volta.

Filipe Nogueira imprimiu um andamento diabólico com o Morris Mini 1275 GT, mas depois ficava pela sétima volta. Arnaldo Marques (Datsun 1200) ficava pela quinta volta.

 João Pedro SIlva (Porsche 911 RSR) 

Treinos oficiais

Os Históricos 75 dominaram, naturalmente os trenos oficiais, com João Macedo e SIlva (Porsche 911 RSR) a ser o mais rápido, com 2m 01,397s, 78 centésimas mais rápido do que Rui Costa (Ford Escort RS1600).