Edição memorável do Algarve Classic Festival arrancou hoje

Hoje serviu-se no Autódromo Internacional do Algarve um pequeno aperitivo do que será um faustoso banquete a presentear este fim-de-semana aos muitos portugueses que se deliciam com automóveis de competição que marcaram décadas passadas, mas memoráveis, do desporto automóvel.

Aquele que já é um dos maiores e melhores eventos de automóveis clássicos da Europa, organizado em conjunto pelo Autódromo Internacional do Algarve e pela Race Ready de Diogo Ferrão, o Algarve Classic Festival (ACF), começou esta sexta-feira no circuito situado nos arredores Portimão, tendo sido disputada a primeira das vinte corridas de um preenchido programa que culminará no domingo com um desfile para viaturas clássicas.

Com quatrocentos participantes, aquele que já é um evento de excelência a nível europeu tem a oferecer corridas para todos os gostos, desde os monolugares de Fórmula 1 pré-1966, passando pelos Sport-Protótipos tipo Le Mans, aos carros de Turismo e Grande Turismo (GT). A oferta é colossal e abrangente, cobrindo uma grande parte da história do automobilismo desde os anos cinquenta até 1999.

Esta sexta-feira realizaram-se os treinos de qualificação das diversas categorias, assim como a primeira corrida do Iberian Historic Endurance, aquele que é unanimemente considerado o campeonato que melhor encarna o espírito das corridas de viaturas clássicas na Península Ibérica. Os germânicos Georg Nolte e Frank Stippler, em Ford GT40, venceram categoricamente, seguidos pelo Lotus Elan da dupla  Graham Wilson/David Pittard, e pelo Cobra Daytona de Daniel Gibson. O melhor concorrente nacional terminou no sexto lugar e foi o Porsche 911 3.0 RS da experiente dupla Miguel Pais do Amaral e Pedro Bastos Rezende.

Nos treinos de qualificação das principais corridas, o Lola T70 de Leo Voyazides e Simon Hadfield fez a pole-position para a corrida de uma hora de domingo do “Algarve Sports Car Pré-1975”. Já o Alfa Romeo Giulia Sprint GTA da dupla Andrew Banks/Max Banks obteve o melhor tempo na qualificação da prova de carros de Turismo do campeonato “U2 TC”, superando a armada de Ford Cortina Lotus e o contingente nacional, onde se destacaram Carlos Dias Pedro (Ford Escort RS 2000), o mais rápido dos CSS Group 1b, e a dupla Manuel Fernandes/Francisco Pinto (Mini Cooper 1300), o mais lesto dos concorrentes do Troféu Mini.