José Rodrigues muito perto do pódio em Imola

A estreia de José Rodrigues no TCR Italy, ou seja, o Campeonato Italiano de Turismo, este fim-de-semana em Imola no Circuito Enzo e Dino Ferrari, podia ter sido muito melhor do que foi. De qualquer forma, o piloto de Braga conseguiu um quarto lugar na primeira corrida, e um sexto, na segunda.

Na derradeira prova, José Rodrigues chegou a rodar na segunda posição, a lutar pela vitória, mas uma ligeira saída de pista fez com que perdesse algum tempo e teve que se contentar com o sexto lugar final.

Depois da sessão de qualificação não ter corrido como desejado, pois não conseguiu melhor que o 10º tempo, após alguns problemas mecânicos, José Rodrigues sabia que arrancar no meio do pelotão para a primeira corrida não ia ser tarefa fácil. Mas, com a garra que se lhe reconhece, não baixou os braços e foi determinado a fazer a maior recuperação possível o que veio a suceder, concluindo esta primeira abordagem à pista num excelente quarto lugar, sendo o melhor Honda: “Foi uma corrida muito difícil, como eu já previa, onde a entrada do «Safety Car», e a temperatura dos pneus não ajudou. Aos poucos fui conseguindo impor um bom ritmo e a meio da prova já tinha ganho três lugares. Depois, continuei na mesma toada, mas à minha frente estava Andrea Larini, uma velha raposa da velocidade que não me facilitou a tarefa, mas a terminar consegui passa-lo mesmo na penúltima curva e terminar em quarto”, disse o piloto do Sport Lisboa e Benfica.

Tudo estava em aberto para a segunda corrida do programa, com o piloto da capital do Minho a arrancar em quarto. José Rodrigues partiu bem e a meio da corrida já estava no segundo posto, tendo à sua frente de novo Andrea Larini. O piloto da Target pressionava o líder para chegar ao primeiro lugar, mas uma ligeira saída de pista, fez com que perdesse alguns lugares. Até final, ainda foi a tempo de ser sexto colocado: “Foi uma corrida incrível! Uma parte da pista molhada outra seca. Segurar o carro dentro de pista no limite foi um desafio enorme”, desabafava o piloto logo no final da corrida, prosseguindo: “Foi pena o resultado pois lutei pela liderança da corrida algumas voltas e, podia ter pelo menos alcançado o pódio. Mas segurar o Alfa Romeo e o Hyundai este fim-de-semana foi impossível. Vamos ver o que acontece ao BOP (Balance of Performance) nas próximas corridas”.

No entanto, José Rodrigues considerou: “No geral, foi um excelente resultado. Sabe-me a vitória porque não me sentava num carro de corridas desde Agosto e todos os meus adversários fizeram um leque de testes na pré-epoca. Ser o melhor Honda também foi excelente, mostra que fomos sempre muito competitivos ao longo do fim-de-semana. Saímos daqui nos primeiros lugares do campeonato”.

A próxima etapa está agendada para os dias 12 e 13 de Maio no circuito francês de Paul Ricard.