DIA COMPLICADO PARA O GINETTA DE GONÇALO ARAÚJO

A estreia de Gonçalo Araújo no Ginetta G57 da Nova Race podia ter corrido melhor, mas mesmo assim o dia acabou com o 6º lugar da Categoria PFV e o 12º da Geral, nos treinos livres para as 6H do Estoril disputadas amanhã Sábado.

De facto, mal Gonçalo tinha saído para a pista para o primeiro treino da manhã, um problema técnico obrigou ao regresso à boxe, comprometendo o resto dessa sessão.

Pior sorte tiveram os dois colegas de equipa do piloto português, os italianos Luca Magnoni e Checco Malavasi, já que o tempo restante dessa primeira sessão foi gasto a rever o sistema de óleo, que acusava uma potencial fuga, e ninguém voltou a sair para a pista.

Com a noite a tombar quando chegou a hora da segunda sessão, Gonçalo Araújo e os seus colegas já não conseguiram sair para a pista durante o dia, acabando estes, estreantes no Autódromo, por ter grandes dificuldades de adaptação ao traçado ainda por cima húmido depois do escurecer.

Araújo baixou os seus tempos gradualmente, e ainda rodou num crono de 1:40:533 que lhe deu o 12º tempo da geral, 6º da Classe antes de entregar o volante do possante Ginetta, que para este fim-de-semana ostenta as cores da Oportunity, Rock Power, Giovanni Galli e Restaurante La Cigale, aos seus co-pilotos.

“Estou muito impressionado com o Ginetta G57- é muito neutro e fácil de guiar... só preciso de ganhar mais alguma confiança no comportamento do conjunto para baixar ainda mais o tempo, creio que será possível entrar nos 1:38...” – disse Gonçalo Araújo, após o que foi a sua estreia no V de V.

A única boa notícia foi que, com os tempos conseguidos, todos os três pilotos do Ginetta Nº 27 foram classificados como da Categoria Open, a intermédia entre os menos rápidos Gentlemen e os Elite, cuja eventual classificação acarretaria penalidades adicionais em termos de “drive-throughs” obrigatórios, segundo uma regra do Campeonato que pretende equalizar a grelha, penalizando os concorrentes mais rápidos.

Às voltas com problemas de iluminação, a outra dupla portuguesa em pista, Pedro Salvador e Manuel Fernandes, ficaram-se pelo 19º lugar, com o seu co-piloto Chris Wilson a chegar a ter uma saída de pista no fim da sessão.

Com chuva prevista para amanhã, os treinos oficiais não vão ser mais fáceis, mas Gonçalo está convencido que, a conseguir rodar algumas voltas em seco, poderá baixar o tempo conseguido hoje com alguma facilidade.