Miguel Matos é o novo líder da Fórmula Ford Portugal 2017

Miguel Matos passou este domingo para liderança da Fórmula Ford Portugal, depois de conseguir impor um ritmo muito forte no Circuito Vasco Sameiro, em Braga, palco da segunda prova da única competição de monolugares no nosso país. O piloto de Guimarães foi o mais rápido na qualificação, venceu a Corrida 1 e na Corrida 2 recuperou da 18ª posição até ao 4º lugar, estabelecendo a volta mais rápida, tal como já havia feito na primeira contenda, o que lhe permitiu somar mais dois pontos extra para o campeonato, no qual é agora o novo líder com 81 pontos.

Miguel Matos justificou no traçado bracarense o favoritismo à vitória na Fórmula Ford Portugal, conseguindo tirar novamente bom proveito do Mygale 04, preparado pelo Team Rectificadora de Guimarães, tal como já havia feito na prova inaugural, disputada no Autódromo do Estoril. Depois de ser o mais rápido na qualificação, com a marca de 1m24,125s ao traçado de 3020 metros, o piloto vimaranense, de 20 anos de idade, venceu a Corrida 1, assumindo em definitivo a liderança ainda no primeiro terço da contenda, na qual assinou a volta mais rápida em 1m24,937s – o que lhe valeu mais um ponto extra para o campeonato –, sendo o único a rodar abaixo do 1m24s.

Na Corrida 2, Miguel Matos arrancou bem, mas, ainda no decorrer da primeira volta, ao subir um corretor, com a vibração, desligou-se o interruptor da ignição! Apesar de ter caído para a 18ª e última posição, Miguel Matos encetou uma recuperação assinalável até ao 4º lugar, mostrando-se muito rápido, sendo exemplo disso o facto de ter rubricado novamente a melhor volta em 1m24,793s, à média 128,222 km/h, sendo, uma vez mais, o único a rodar abaixo do 1m24s. Com esta recuperação do 18º ao 4º posto, somada à vitória na Corrida 1, o piloto de Guimarães totalizou os pontos suficientes para passar para a liderança da Fórmula Ford Portugal 2017. “Ainda não foi desta que tive uma prova sem problemas. Vá lá que consegui recuperar da 18ª até à 4ª posição e somar os pontos suficientes passar para a liderança do campeonato. Tirando esse percalço foi uma jornada positiva, pois, com o trabalho do Team Rectificadora de Guimarães, mostrei a minha rapidez, sendo exemplo disso o facto de ter sido o mais rápido na qualificação, ter ganho a Corrida 1 e ter nas duas corridas assinado a volta mais rápida, que me deram mais dois pontos extra para as contas do campeonato”, comentou no final da prova Miguel Matos, que entre 23 e 25 de setembro, vai disputar a terceira jornada no circuito espanhol de Jerez de La Frontera, traçado em que se estreou em 2016 a competir nos monolugares.