Miguel Matos regressa à liderança da Fórmula Ford Portugal

Miguel Matos dominou a quarta e penúltima prova da Fórmula Ford Portugal, disputada este fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. O piloto do Team Rectificadora de Guimarães depois de ser o mais rápido na qualificação, venceu a Corrida 1 e a Corrida 2, somando preciosos pontos que lhe valeram o regresso à liderança da única competição de monolugares promovida em Portugal. Miguel Matos dispõe agora de 170 pontos – mais 22 do que o lisboeta Duarte Pires, segundo posicionado –, pelo que está claramente bem encaminhado para fazer a festa do título no dia 12 de novembro, no Autódromo do Estoril, palco da quinta e última prova da Fórmula Ford Portugal.

À partida para a ronda algarvia, Miguel Matos ocupava o segundo lugar da competição, depois de ter perdido o comando na terceira prova, disputada do circuito espanhol de Jerez de La Frontera, onde obteve um terceiro e segundo lugares. Contudo, o piloto de Guimarães não se deixou ‘abalar’ e este fim semana, na quarta jornada, cumpriu o que dissera na antevisão da prova: “Nas seis corridas até agora disputadas fiz a volta mais rápida em quatro, mas alguns problemas impediram-me de vencer. Em Portimão quero ver traduzida a minha rapidez em vitórias”. E assim fez o minhoto com autoridade.

Na Qualificação, Miguel Matos conquistou a pole-position com a marca de 1m58,618s, sendo o único do extenso pelotão de 33 pilotos a precisar de menos de 2 minutos para cumprir os 4692 metros do circuito de Portimão. Na Corrida 1, o piloto vimaranense assumiu a liderança logo após a partida e não mais a largou até final, rubricando também a volta mais rápida, valendo-lhe um ponto extra para as contas do campeonato. Na Corrida 2, Miguel Matos manteve um ritmo muito forte e voltou a vencer. Duas vitórias preciosas que lhe permitiram regressar a Guimarães na liderança da competição com 170 pontos, totalizando mais 22 do que o segundo classificado, o lisboeta Duarte Pires. Por outro lado, face à vantagem pontual de que dispõe, Miguel Matos está claramente bem posicionado para sagrar-se campeão da edição 2017 da Fórmula Ford Portugal já no dia 12 de novembro, no Autódromo do Estoril, palco da quinta e última prova. “O Team Rectificadora de Guimarães e, em particular, o diretor técnico Paulo Ferreira, fizeram um excelente trabalho ao proporcionarem-me um carro muito competitivo. Eu consegui tirar o melhor proveito para vencer as duas corridas e regressar à liderança da competição. Resta disputar uma prova no Estoril e espero que tudo corra bem para vencer a edição 2017 da Fórmula Ford Portugal”, comentou Miguel Matos, piloto de 21 anos de idade, que ainda só cumpriu a sua sétima prova a competir em monolugares.