Paulo Mendes e Luís Mendes vitoriosos no Autódromo Internacional do Algarve

Entre mais de duas dezenas de adversários, Paulo Mendes depois de ser 3º classificado à geral na Corrida 1, o que significou mais uma vitória nas categorias Legends 99 e Legends 2000, preparava-se para mais um triunfo na Corrida 2. Contudo, à sétima volta e numa altura em que rodava tranquilamente na 2ª posição à geral, foi forçado a abandonar devido ao motor do seu Citroën Saxo Cup ter partido. Mesmo assim foi notório que o felgueirense continua a ser um dos pilotos mais fortes do Campeonato Nacional Legends, que cumpriu a segunda jornada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão. Por seu turno, o ‘rookie’ Luís Mendes – que completou apenas 17 anos de idade em fevereiro –, ao volante do Citroën AX Sport com o qual o seu irmão Paulo foi bicampeão nacional em 2014 e 2015, somou mais duas vitórias na categoria 1300 e um extraordinário 6º lugar à geral na Corrida 2… depois de largar da 17ª posição!

Líder à partida para a prova algarvia, depois de ter conquistado uma vitória histórica na primeira jornada, realizada no Estoril – já que bateu toda a concorrência à geral na Corrida 2 –, Paulo Mendes, depois de ser o quinto mais rápido na qualificação, impôs o seu Citroën Saxo Cup na Corrida 1, assumindo a terceira posição para não mais a largar até final, sendo apenas superado pelo Ford Sierra Cosworth RS500 de João Novo e pelo BMW E36 de Paulo Sousa… que naturalmente fazem parte de outros ‘campeonatos’ em virtude dos seus carros. Com este resultado, o piloto de Felgueiras somou mais uma vitória nos PH 99 e 2000 – categorias a que se propõe vencer – e, ‘embalado’ pela sua performance, preparava-se para garantiu mais um triunfo na Corrida 2, na qual assinou a volta mais rápida nos PH99 e 2000. “Quando faltavam cinco voltas para o fim da corrida e numa altura em que estava na 2ª posição à geral e com uma boa vantagem para o terceiro classificado, o motor ‘partiu’ e fui naturalmente forçado a abandonar. Foi triste, porque tudo indicava que com mais uma vitória ia reforçar a liderança quer nos PH 99 quer nos 2000… mas as corridas são assim. Agora há que pensar no Circuito de Vila Real, nos dias 8 e 9 de julho, em que se disputará a terceira prova, e espero contar novamente com todo o apoio da minha Família, dos meus amigos e da minha equipa (Vicente Pousada, Manuel Teixeira e Diego Pousada), a quem agradeceu toda a motivação que me têm dado”, comentou, no final, o piloto de Felgueiras, patrocinado pela Flyer Boots and Boots, TwinSport, Pura Raza, Bhono, Exporsola e Pneus Freitas.

Por sua vez, o ‘rookie’ Luís Mendes, com apenas 17 anos de idade, voltou a defender – e de que maneira – o legado do seu irmão Paulo, bicampeão nacional na categoria 1300 em 2014 e 2015 aos comandos do Citroën AX Sport. Na pista algarvia, o jovem piloto de Felgueiras, para além de ter somado mais duas vitórias na categoria 1300, na Corrida 2 fez uma recuperação notável, já que depois de largar da 17ª posição conseguiu ser o 6º classificado à geral. Muito promissor, até porque esta foi a segunda prova de Luís Mendes na Velocidade e, mais concretamente, no concorrido Campeonato Nacional Legends.