Primeira vitória e subida ao terceiro posto no Campeonato.

Numa fantástica corrida, Miguel Ramos e Mikkel Mac, conseguem a primeira vitória do ano para a Ferrari, numa disputadíssima corrida na quente pista de Paul Ricard.

11 de junho de 2017.

Numa estupenda tarde de Verão, a dupla Luso-Dinamarquesa arrancaram no braço, uma vitoria para a Ferrari na qual foram secundados por Venturini-Thomas Biagi (Lamborghini) e por Valentin Pierburg-Onslow Cole (Mercedes). Após a partida o autor da Pole, Mikkel Mac, foi ensanduichado pelo Mercedes de Onslow-Cole e o BMW de Farfus, conseguindo aguentar-se nas primeiras curvas, mas acabou por cair para terceiro. Na quarta volta Mikkel Mac passou Bell e começou a diminuir a distância para o BMW de Farfus, começando então a luta pela liderança que deliciou os espectadores até cerca de metade da corrida, altura em que se iniciaram as trocas de pilotos. A Spirit of Race, fez aqui uma excelente alteração na estratégia do Ferrari #488, tendo procedido à troca mais cedo do que estava pensado. Mal entrou em pista, o piloto Português, Miguel Ramos sem “tráfego” na pista, forçou bastante o andamento tentando ganhar o máximo de tempo neste momento crítico, “Foi excelente este resultado. Sabia que era uma questão de tempo, pois o carro é fantástico, o Mikkel é um piloto de topo e a nossa equipa sabe muito bem o que faz. Quando vimos que o Mikkel estava preso atras do Farfus, tentamos libertar o nosso carro da confusão. Forcei bastante nas minhas primeiras três voltas e percebi que tinha resultado quando passei na travagem para a curva 1 o Mercedes que tinha acabado de sair das boxes”. Miguel Ramos liderava então a corrida com 5seg de avanço em relação a Pierburg no Mercedes e 7seg em relação a Biagi no Lamborghini. Ainda houve  a troca no segundo lugar entre Biagi e Pierburg, sendo que em relação ao primeiro lugar, estava mais do que decidido, pois entretanto Miguel Ramos continuava com ritmo fortíssimo, aumentando mesmo a vantagem para 9seg, com que terminou em relação a Biagi.

Na Race 2 disputada este domingo, Calderelli usufruindo da Pole, arrancou muito bem, conseguindo distanciar-se dos perseguidores logo a partir da primeira volta, enquanto Miguel Ramos perdia uma posição para Frommenwiler (Lexus) caindo para 10º. Entretanto Ramos conseguiu passar novamente o Lexus e começou a atacar o BMW de Beirão da Veiga, tentando passar por todo o lado, mas estava difícil encontrar espaço, até que na 5ª volta os dois Portugueses tocaram-se, tendo daí resultado alguns danos no Ferrari e o BMW ter desistido uma volta mais tarde. Para Miguel Ramos este incidente de corrida, que correu mal para os dois pilotos, traduziu-se numa penalização de 10seg, estragando definitivamente a corrida ao Ferrari #488. “Toquei Lourenço a meio da penúltima curva sem qualquer intenção. Uma curva para a esquerda, estava a tentar passar por fora, tal como tentei na volta anterior, de forma a ter a vantagem para a travagem da última curva, uma direita. A meio da curva o Lourenço reduziu muito a velocidade e não consegui evitar o toque na traseira, tentei fugir para fora e o Lourenço ao tentar controlar o BMW, fez chicote e o seu canto traseiro direito, bateu na minha frente esquerda, danificando-me a roda e o spoiler frontal, perdendo toda a aerodinâmica. Fomos penalizados em 10 segundos, comprometendo um melhor resultado esta tarde, pois não nos podemos esquecer que já tínhamos para a segunda corrida, um handicap de 15 segundos”, referiu Miguel Ramos no final da corrida. Entretanto Mikkel Mac, fez uma boa segunda parte da prova, mas com o handicap e a penalização dos 10seg, o sétimo posto final teve um sabor agridoce.

Depois da prova Francesa a situação no topo do Campeonato está ao rubro com Costa-Frommenwiler na liderança, mas apenas com 3 pontos de avanço em relação a Biagi-Venturini e 4 para três formações: Rueda-Bouveng, Ramos-Mac e os irmão Farnbacher.