Estreia positiva para Manuel Gião e o Kia cee’d TCR

Focados no programa delineado para a primeira ronda do TCR Portugal e na construção de uma base de trabalho sólida entre todos os elementos da renovada equipa técnica. Assim se pode descrever a estreia competitiva de Manuel Gião ao volante do Kia cee’d TCR — modelo desenvolvido, em exclusivo mundial, pela CRM Motorsport num Campeonato TCR.

Ladeado por um novo engenheiro de pista e técnico de telemetria, o piloto do carro nº 7 abraçou um intenso e escrupuloso plano de trabalho. Em análise estiveram não só diversas afinações da suspensão e mapeamento do motor, mas também a gestão dos novos pneus que integram a competição em 2018.

“Foi um dia de aprendizagem, sem qualquer pressão para extrair tempos competitivos. Ainda assim, os resultados de hoje provam que existe um grande potencial no carro e na equipa, o que me deixa naturalmente otimista para o futuro”, revela Manuel Gião, depois de ter sido o 5º mais rápido na segunda sessão de treinos cronometrados, a curtos 0,6 décimos de segundo do primeiro classificado.

Entusiasmado com o que viu em pista, Tiago Raposo Magalhães confirma que “permitir a quem se encontra ao volante um conhecimento progressivo do carro e da equipa” foi o único objetivo para este primeiro dia de competição no Racing Weekend Braga — prova que marca o arranque do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos.

Ainda assim, “a verdade é que olhando para os tempos marcados logo a seguir à primeira volta mais rápida registada por cada piloto — a 2ª volta mais rápida — só podemos estar satisfeitos com os resultados obtidos, uma vez que encontramo-nos a menos de um segundo da pole-position para a corrida 1 e a apenas 0,4 décimos do piloto mais rápido para a corrida 2, o que revela, também, progressão no 2º treino cronometrado. Tudo num dia em que estamos a estrear um novo piloto e uma nova equipa técnica”, recorda.

Para o responsável da CRM Motorsport, as duas sessões cronometradas que tiveram lugar no traçado bracarense deixam “antever um Domingo com duas corridas muito disputadas até à última volta”, até pela pressão que será exercida nos pilotos pelo trabalho que terão de fazer ao volante e na adaptação ao desgaste dos pneus.

Mostrando-se convicto do caminho traçado para este segundo ano do Kia cee’d TCR, Tiago Raposo de Magalhães adianta que este início de temporada “já trouxe ganhos significativos”, e que a experiência de Manuel Gião e o seu entrosamento com os restantes elementos da equipa técnica irão, com certeza, “dar frutos” num futuro muito próximo.