O primeiro dia do Racing Weekend em Braga

O Circuito Vasco Sameiro, em Braga, recebe a abertura do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo - TCR Portugal, que aglomera também as Supercar Series. Em pista estão também os Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos, Clássicos 1300 e Legends.

Hoje, Sábado, o dia cumpriu-se com treinos e com as sessões de qualificação. As corridas estão agendadas para amanhã.

Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo - TCR Portugal + Supercar Series

Antes do arranque oficial do Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo - TCR Portugal, o Campeão de Portugal em título e o Vencedor da Taça de 2017, falam do que esperam desta prova e da época.

Francisco Mora - Campeão

"Estou aqui mais um ano. Sou Bi-Campeão e não tenho grandes opções, o objectivo é ganhar e apesar das pessoas estarem a contar com isso… até para mim, quero ganhar. A concorrência também vai estar muito forte e... é isso, vou dar o meu melhor e que o melhor seja o primeiro lugar."

Francisco Abreu - Vencedor da Taça

"É a estreia no TCR Portugal  (com o Peugeot n.d.r.) porque já fizemos duas corridas no TRC Europa. Deu para perceber o carro, perceber o potencial que este Peugeot 308 TCR tem. Foi bom ontem o Rafael Lobato ter rodado com o carro e assim ficamos todos a perceber o que podemos, ou não fazer. Estamos confiantes e vamos dar tudo para tentarmos sair do TCR Portugal com um bom resultado, com pontos que são bastante importantes."

Primeira qualificação

Duas sessões de qualificação em que qualquer décima fez falta, foi o balanço da tarde de Sábado, no que ao Campeonato de Portugal de Velocidade Turismo e Supercar Series, diz respeito.

Na primeira qualificação Francisco Mora (Seat Leon Cupra TCR) assinou o melhor tempo, com 1m 22,299s e dessa forma bateu Francisco Abreu (Peugeot 308 TCR), por 17 centésimas de segundo.

Armando Parente (VW Golf GTi TCR) fez a terceira melhor marca, com mais 25 centésimas do que a pole-position, mas tendo Pedro Salvador (Seat Leon Cupra TCR) apenas a duas centésimas(!).

Na grelha da primeira corrida de amanhã, Domingo, seguem-nos Francisco Carvalho (Seat Leon TCR) e Manuel Gião (Kia Cee´d).

José Correia (Nissan Nismo GTR) fez a melhor marca do GT´s, alinhando nas Supercar Series e João Sousa (seat Leon) atingiu a melhor marca dos TCC.

Segunda qualificação

Na segunda qualificação Rafael Lobato (Peugeot 308 TCR) atingiu a melhor marca. Rodou em 1m 22,255s, duas décimas mais rápido do que o companheiro de equipa mas, isso sim importante, batendo Francisco Mora por 28 centésimas e dessa forma conquistando a pole-position para a segunda corrida.

Pedro Salvador foi três décimas mais lento do que Lobato, conquistou a terceira posição da grelha, com menos uma décima do que Francisco Carvalho. Manuel Gião e José Cautela (VW Golf GTI TCR), foram respectivamente quinto e sexto, à frente de Daniel Teixeira (Seat Leon Eurocup)

João Sousa voltou a ser o melhor entre os TCC, tendo José Correia tido desempenho semelhante nos GT e consequentemente nos Supercar.

Campeonato de Portugal de Velocidade Legends

Os L99 dominaram a sessão de qualificação e foi Pedro Alves (Citroen Saxo), que fez a melhor marca, com 1m 30,853s, 47 centésimas mais rápido do que Rui Gonçalo (BMW M3 E36).

Fernando Cabral (Citroen Saxo) foi o mais rápido dos “Especial”, intrometeu-se mesmo na luta dos L99 e deixou o principal adversário Tito Gomes (BMW 320 Is) a 2,5 segundos.

Nos Alfa-Romeo do Desafio Único FEUP 3, Telmo Gomes foi o mais rápido, com uma vantagem de 4,7 segundos sobre Hélder Moura. Nos FEUP 2 os mais rápidos foram Tigo Montes e Pedro Pinto, em Fiat Punto.

Sérgio Monteiro e Abel Marques (Fiat Tipo) dominaram a qualificação dos L90, 1,9 segundos mais rápidos do que António Castro e Manuel Mota (VW Golf GTi)

Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos

Joaquim Jorge e Carlos Vieira, ambos em Ford Escort RS 1600, dominaram a qualificação, terminaram separados por sete décimas, o melhor tempo dos H75, 1m 24,333s, foi posse de Jorge.

No H71 a luta foi ainda mais acesa, os pilotos dos Lotus Elan, Filipe Matias e Joaquim Soares, terminaram separados por uma décima.

Rómulo Mineiro (Ford Escort RS 2000) foi o mais rápido no Grupo 5, com 1m 30,769s, bateu Bernardino Silva (Ford Escort RS 2000), por dois segundos e meio.

No Grupo 1, Pedro Serrador em BMW 323i, levou a melhor sobre João Cruz, em carro idêntico. A diferença foi de sete décimas.

Paulo Duarte (VW Golf GTI) foi o melhor entre os H81.

Clássicos 1300

Paulo Miguel e José Fafiães, que dividem a condução do MG Midget, do grupo H71, foram os mais rápidos no campeonato 1300. Rodaram em 1m 33, 787s na melhor volta.

A oposição veio de Luís Alegria (Datsun 1200), que foi 3,3 segundos mais lento do que os homens da “pole” e, simultaneamente foi o melhor entre os H75, se bem que trazendo um H71, “completamente colado”, a uma décima. Falamos de Carlos Cruz (Datsun 1200), que promete luta rija para amanhã.

Bruno Pires (datsun 1200), Fernando Charais (Datsun 120Y) e Filipe Ferreira (Datsun 1200), completaram o grupo dos seis da frente.