André Castro Pinheiro corre com um Jaguar XJS V12 no Group 1

Após 3 anos a correr na Formula FORD, André Castro Pinheiro passa em 2019 para as corridas de clássicos (Group 1), ao volante de um potente Jaguar XJS V12.

A estreia será já no próximo fim de semana (4/5 Maio), no BRAGA SUPER RACING SERIES, a realizar no Circuito Vasco Sameiro.

A construção do carro e assistência técnica ficou a cargo da PERES Competições e o projecto conta com o apoio da KAESER Compressores.

Este projecto nasce da paixão por automóveis, por corridas e pela marca Jaguar. Funciona à volta de um automóvel de corridas exclusivo, com uma história e herança riquíssima dos anos 80/90 e que contribuirá para engrandecer a grelha do Troféu Group 1. Será, com certeza, uma das grandes atracções dos circuitos por onde o troféu vai passar.

O plano é realizar todas as provas e participar também no Caramulo Motor Festival.

O Projecto – Jaguar XJS V12

O automóvel utilizado neste projecto tem um motor de 12 cilindros em V (60º) com 5.343 cc de cilindrada, debitando cerca de 300 cv às rodas traseiras. Foi totalmente restaurado, cumprindo as normas de Grupo 1, e encontra-se em estado de concurso.

Não pretende ser uma réplica dos Jaguar TWR, mas sim evocá-los e trazer à memória aquelas ‘máquinas’ fantásticas, que tanto sucesso tiveram nos anos 80. Será o único V12 a correr em Portugal, desde há muitos anos!

Vai participar com a matrícula original inglesa (ULB 241X), de forma a reforçar a sua identidade e criar o seu próprio palmarés desportivo.

A marca Jaguar, as linhas inconfundíveis deste coupé, o potente motor (V12) e o estado irrepreensível em que vai correr fazem deste Jaguar V12 um dos grandes destaques de 2019.

O Piloto – André Castro Pinheiro

Desde sempre com uma paixão por automóveis e corridas, só em 2016 é que André Castro Pinheiro conseguiu alinhar todos os factores necessários a competir neste desporto. E fê-lo de forma audaz, ao se estrear na Formula FORD, uma categoria considerada a ‘escola’ de grandes campeões como Ernesto Neves, Pedro Lamy, Ayrton Senna, Michael Schumacher, entre muitos outros.

Após 3 anos de muita aprendizagem nesta categoria, em que conseguiu vários podiums e obteve o 3.º lugar final da Rookies Cup (2016 e 2017), decidiu este ano passar para os automóveis clássicos, optando pelo Troféu Group 1 e desenvolvendo um projecto de restauro total do Jaguar XJS V12.

Segundo André CP, depois de 3 épocas a correr de Formula FORD, a progressão teria de passar por um carro moderno de competição (TCR ou GT4), ou por um clássico potente e competitivo. A paixão por estes últimos -  carros clássicos, de tracção traseira e ingleses -  levou a que a decisão fosse muito fácil e rapidamente comecei a procurar um Jaguar que fosse uma boa base de partida para este projecto, cujo restauro e preparação demorou mais de 1 ano

A Equipa – Peres Competições

O projecto de restauro, assim como a assistência técnica em todas as provas, serão assegurados pela equipa Peres Competições, uma equipa muito competitiva, com vários anos de experiência e um palmarés invejável.

O Group 1 Portugal    

O Group 1 Portugal é um Troféu nacional de velocidade, de automóveis clássicos, lançado em 2013 e vocacionado para permitir a participação de um número elevado de automóveis clássicos (até 1981).

Segundo André CP, a filosofia do Group 1, fomentada pelo seu organizador Race Ready, nomeadamente pelo Diogo Ferrão, faz com que cada fim de semana de corridas se realize num ambiente de entusiastas e apaixonados, verdadeiros Gentleman Drivers, com um espectáculo garantido pela beleza dos automóveis participantes, pelo seu interesse histórico e pela própria competição em pista.

A classificação do troféu é por classes, estando o Jaguar XJS V12 inserido na Classe H81-Max, com os automóveis mais potentes do Troféu, tendo como principais concorrentes o Jaguar XJS 6cil, Porsche 924 Turbo, Porsche 928, Ford Capri 3.0 e Rover V8.

Objectivos

2019 será um ano de estreia e teste de todos os componentes do carro. O principal objectivo é que o Jaguar participe e termine todas as provas, pelo que o foco será na sua fiabilidade. Também ter o prazer de ver e conduzir este fantástico automóvel em pista, num ambiente de verdadeiros entusiastas e gentleman drivers e, como não podia deixar de ser quando se fala de competição automóvel, andar o mais à frente possível...

André CP remata que, apesar de se tratar de um automóvel recuperado de raíz, com todos os riscos de ‘juventude’ do projecto, temos um objectivo ambicioso de terminar a época no Top3 da Classe e Top5 Geral, motivados pela qualidade do projecto, pelo carinho e cuidado com que foi realizado e pela potência do motor Jaguar V12 (300 cv).”