Veloso Motorsport vence em Jarama e lidera campeonato

O circuito de Jarama recebeu no passado fim-de-semana a segunda jornada das GT4 South European Series 2019, competição que se estreou este ano e que pretende reunir nas pistas localizadas nos países do sul da Europa, a nata dos carros de GT desta categoria. Depois da primeira jornada disputada em Nogaro, a caravana deslocou-e até Madrid para mais duas corridas plenas de emoção. A Veloso Motorsport aposta forte nesta competição, inscrevendo um Mercedes AMG GT4 para os pilotos Francisco Abreu e Miguel Cristóvão.

E não começou da melhor forma a passagem da formação nortenha pela conhecida pista espanhola, com um problema de motor logo nos treinos livres, a quase colocar em causa a participação da equipa nesta dupla jornada. Detectado o problema, um volante de motor e um sensor destruídos, começou uma luta contra o tempo para resolver a situação, que só ficou resolvida com uma deslocação a Portugal, a preciosa colaboração da Sports&you, que cedeu as peças e uma noite de muito trabalho para os mecânicos da equipa.

Depois de um Sábado desastroso, onde os pilotos pouco conseguiram rodar no único treino livre em participaram e onde não puderam fazer as duas qualificações, o dia de Domingo nasceu sorridente, com o Mercedes AMG GT4 a tomar o seu lugar no último lugar da grelha de partida para a primeira corrida do programa. Com um bom arranque, Miguel Cristóvão foi subindo lugares e entregou o carro a Francisco Abreu na segunda posição, muito perto do líder da prova. O jovem piloto madeirense fez os possíveis para chegar ao triunfo, mas teve de se contentar com a segunda posição final.

Para a segunda ronda em Jarama, a equipa da Veloso Motorport voltava a alinhar no último lugar da grelha, cabendo desta feita a Francisco Abreu fazer o arranque. Com um ritmo rápido e consistente, Abreu e Cristóvão não deram hipóteses aos seus adversários, vencendo destacados e a exemplo da primeira corrida, conseguindo também a volta mais rápida da corrida. 

“Foi um fim-de-semana que começou de uma forma alucinante, mas que acabou da melhor forma para nós. O problema de motor que o nosso carro teve, quase hipotecou a nossa presença nas corridas mas felizmente foi possível resolver a situação, com um trabalho espectacular da Veloso Motorport e da vital ajuda da Sports&you, a quem agradeço de coração. Sem conhecer o circuito e quase sem treinar, a tarefa que me esperava era muito difícil. Na primeira corrida, algo atribulada com a entrada do “safety car” seguido por bandeira vermelha, ficamos em segundo muito perto do vencedor, o que não foi um mau resultado. Na segunda corrida a história foi um pouco diferente e tanto eu como o Miguel conseguimos rodar muito bem e vencer com alguma vantagem. Estamos no comando do campeonato e por isso posso dizer: objectivos cumpridos!” Referiu Francisco Abreu.

“Podemos dizer que esta foi uma jornada que começou mal mas que acabou muito bem. Com o problema no carro a surgir logo nos primeiros treinos livres, vimo-nos impedidos de rodar, ganhar ritmo e trabalhar para chegar ao melhor “setup”, mas só facto de a equipa nos ter conseguido colocar o carro em condições de competir é já por si uma vitória. Uma palavra para eles e para a generosidade da Sports&you. Na corrida inaugural foi naturalmente difícil entra no ritmo, com a falta de treinos a notar-se um pouco, mas rapidamente conseguimos um bom andamento e por pouco não conseguimos vencer. Na segunda corrida, ganhamos e mostramos que temos uma dupla de grande qualidade, que está aqui para lutar pela vitória em todas as corridas e assim conseguir chegar ao título, grande objectivo para esta época.” Referiu Miguel Cristóvão.    

Muito satisfeito com a prestação dos seus dois pilotos, Luís Veloso declarava no final: “Foi uma grande jornada para a Veloso Motorsport que com estes resultados lidera a competição. Não posso entretanto deixar de expressar por esta via, o meu profundo agradecimento à Sports&you, pela cedência das peças que precisávamos para reparar o motor do Mercedes, sem a sua ajuda e sem o fantástico trabalho dos meus técnicos, nada disto teria sido possível.”

As GT4 South European Series 2019 prosseguem no fim-de-semana de 31 de Agosto a 1 de Setembro, no Circuito de Barcelona.