CSS Group 1b com novos vencedores no Algarve

A passagem do CSS Group 1b pelo Algarve Classic Festival saldou-se em dois vencedores diferentes e alguns percalços para os principais actores da competição que, como o nome indica, revive os gloriosos tempos das corridas de Grupo 1.

Partilhando a pista este fim-de-semana com os concorrentes do campeonato U2 TC, um campeonato internacional para viaturas de Turismo até 2000cc e pré-1966, as duas corridas do CSS Group 1b tiveram vencedores distintos dos habituais intervenientes.

Dificilmente poderia ter corrido melhor a estreia do Jaguar XJS de Luís Sousa Ribeiro. Na primeira corrida realizada no Sábado e marcada por dois períodos de Safety-Car, o favorito Carlos Dias Pedro (Ford Escort RS 2000), que arrancou da pole-position, foi forçado a abandonar pouco depois do primeiro recomeço da corrida. O piloto portuense do “Big Cat” herdou assim primeira posição na corrida e nunca mais a largou, assegurando também o triunfo na classe H81-MAX.

O igualmente estreante esta temporada, Miguel Ferreira (Ford Escort), foi outro dos pilotos que beneficiou com a desistência de Dias Pedro, garantindo o triunfo na categoria H81-2000, com uma confortável margem sobre o Porsche 924 de Hugo Nazário e Pedro Redol.

Na sempre animada classe H81-1600, Afonso Cidrais (Volkswagen Scirocco) comandou a corrida nos momentos iniciais, mas também ele ficou prematuramente pelo caminho, deixando a luta pelo topo da classificação para os dois primeiros classificados na tabela de pontos da categoria. O Volkswagen Golf GTi de Rafael Cerveira Pinto/Tiago Fernandes acabou por superar o carro idêntico de Manuel Cabral Menezes, enquanto o terceiro Golf GTi, de Carlos Gagliardini, completou o pódio da classe.

No domingo assistiu-se a uma corrida com intervenientes diferentes. Fernando e Fernando Mayer Gaspar, que no Sábado já tinham mostrado ser capazes de lutar pelos lugares cimeiros, levaram o Ford Escort RS 2000 à vitória, terminando com mais de oito segundo de avanço sobre Dias Pedro. O pódio dos H81-2000 ficou completo com Miguel Ferreira.

A dupla Cerveira Pinto/Fernandes terminou no quarto lugar e com isso venceu a categoria H81-1600. Com o abandono prematuro de Cabral Menezes, Rafael Cerveira Pinto ascende ao primeiro lugar da classe quando faltam apenas disputar duas corridas. Gagliardini e Carlos Matos/Nuno Matos acompanharam a dupla vencedora ao pódio da classe.

Sousa Ribeiro voltou a vencer a categoria H81-MAX no domingo, mas desta vez o Jaguar não foi além do décimo posto da geral, a duas voltas do carro vencedor.

Sem oposição, o bonito Fiat 127 Abarth de Nuno Dias venceu a classe 1052 em ambas as corridas, ao passo que o Datsun 1200GX de Madalena Gaspar fez o mesmo na classe H71-1300.

Aos quinze inscritos no CSS Group 1b juntaram-se este fim-de-semana em Portimão um número recorde de dez Mini do troféu monomarca igualmente organizado pela Race Ready. Rui Costa celebrou o triunfo entre os pequenos “Mighty Mini” na primeira corrida, ao passo que a dupla Duarte Aguiar/Luís Sepúlveda venceu no segundo confronto.

“Foram corridas muito animadas e foi espectacular dividir a pista com os concorrentes do U2 TC, mesmo sendo estes carros de Grupo 2 até 1965 e naturalmente mais rápidos. No entanto, esta possibilidade deu à grelha do CSS um outro colorido dentro do espírito que nós queremos incrementar do Grupo 1, onde a competição fica para segundo plano e os pilotos, acima de tudo, se possam divertir com os seus carros com budget controlado”, afirmou Diogo Ferrão, o responsável da Race Ready, o organizador do campeonato.

A temporada de 2017 do CSS Group 1b chega ao fim no próximo mês no Autódromo do Estoril, com um dos momentos altos do ano que será a disputa dos 250 km do Estoril, prova que faz parte do programa da 7ª edição do Estoril Racing Festival.