O dia de sábado dos clássicos no Algarve

O Autódromo Internacional do Algarve, recebe o último Racing Weekend do ano e promete muita a animação e um programa de luxo, com os Campeonatos Nacionais de Clássicos, Clássicos 1300 e Legends e terem aqui os derradeiros confrontos de 2017.

1ª corrida CNCC + CNCC 1300

João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR) partiu da pole-position e chegou em primeiro, sem grande stress à curva um. Do mesmo não se podia vangloriar Joaquim Jorge, pois completamente colado à traseira do Ford Escort, vinho outro carro idêntico, o de Rui Alves, que tentava a todo o custo passar para segundo. Neste grupo discutiam-se os H75.

Joaquim Soares (Lotus ELan) era o melhor H71. Alexandre Guimarães (Lotus Elan) era o líder do Grupo 5 e trazia Jorge Cruz (BMW 323i), o líder dos H81, a cobiçar a quinta posição da geral.

João Macedo e Silva seguiu para a box com um furo e baixou para último. Mesmo assim regressava à prova e ainda recuperava até ao sexto posto final.

Joaquim Jorge ganhava distância sobre Rui Alves e os dois primeiros estavam já confortáveis.  Lá mais atrás, o terceiro posto era muito discutido. Alexandre Guimarães comandava o Gr5, e era terceiro, depois de passar Joaquim Soares. Jorge Cruz e Rómulo Mineiro faziam parte deste grupo.

Pouco depois Alexandre Guimarães rumava para a box na sequência de um toque, que lhe danificava a roda traseira esquerda e de lá já não saía.

Joaquim Soares passava para terceiro e mantinha-se de pedra e cal na frente dos H71. Rómulo Mineiro (Ford Escort MKII) era quarto e passava a comandar o Grupo 5.

Jorge Cruz não se contentava com o quinto posto e passava Rómulo Mineiro, José Artur Teixeira (Austin Mini) aproveitava para se juntar à “liça”.

Entretanto com a corrida a aproximar-se do fim, Joaquim Jorge e Luís Alves estavam definitivamente nas posições da frente e eram os melhores H71.

Jorge Cruz dava o tudo por tudo, no que lhe restava de corrida, recuperava o terceiro posto e ganhava os H81, com Rómulo Mineiro a cortar a meta como vencedor do Grupo 5, a três décimas. José Artur era segundo do Grupo 5, um segundo e meio depois.

João Macedo e Silva era sexto, à frente de Duarte Fraga (Ford Escort MKII), Pedro Serrador (BMW 323i), vencedor do Grupo 1. No Grupo 3 Gonçalo Jordão (Porsche 928) era o vencedor.

CNCC 1300

Arnaldo Marques (Datsun 1200) era o melhor dos 1300 e simultaneamente dos H71 neste Campeonato.

Filipe Nogueira  (Morris Mini 1275GT) à terceira volta aproxima-se de Marques Luís Alegria (Datsun 1200) tinha-se atrasado, mas não perdia a liderança dos H75. Com a corrida a meio estava a 39 centésimas de Nogueira e na volta seguinte passava-o.

A fase final da corrida era marcada pelo ritmo mais forte de Luís Alegria, que pressionava Arnaldo Marques e à sétima volta passava a comandar o Campeonato 1300.

Arnaldo Marques era segundo, seguido por Filipe Nogueira, João Braga (Datsun 1200), Fernando Charais (datsun 120Y) e José Fafiães (Datsun 1200).

1ª corrida LCC

Início de corrida muito animado, com Paulo Sousa (BMW M3 E36) a furar desde a terceira posição para a cabeça da prova e consequentemente na frente dos PH99.

Henrique Jordão(Volvo S60) pressionava Pedro Alves (Citroen Saxo), que acabaria por ceder a 2ª posição ao homem do Volvo, melhor classificado na categoria Especial.

Ainda nos PH99 havia uma outra luta interessante, a que opunha José Meireles (Toyota Carina E) a Nuno Figueiredo (Volvo 850 Estate), que levaria a melhor sobre o piloto da Régua.

Gonçalo Rodrigues (Alfa-Romeo 156), sentia alguma pressão por parte de André Martins (Alfa-Romeo 156), mas com o avançar da corrida ganhava alguma distância.

Nuno Silva (BMW 325 ix) venceu nos PH90.

No FEUP 2 andava tudo a par, um grupo de cinco caros que era comandado por André Tavares (Fiat Punto) na frente. Miguel Rodrigues (Fiat Punto) ganhou o primeiro lugar a André Tavares e por lá foi ficando, se bem que sempre sem ganhar uma vantagem que lhe desse conforto.

João Brandão subia até ao segundo posto dos FEUP 2. Filipe Tavares (Fiat Punto) aproveitava a deixa e André Tavares caia para o quarto posto.

LCC Sessão de Qualificação

A pole-position para a grelha de partida da primeira corrida do Campeonato Legends vai ser ocupada por Pedro Alves (Citroen Saxo Cup), que fez a melhor volta em 2m 08,949s. Simultaneamente é o melhor entre os Pós Históricos 99 (PH99).

Henrique Jordão (Volvo S60), foi 1,917s mais lento, vai dividir a primeira linha da grelha de partida com Pedro Alves e detém a melhor marca da Categoria Especial. Seguem-no, todos dos PH 99, Paulo Sousa (BMW M3 E36), Nuno Figueiredo (Volvo 850 T5 Estate) e José Meireles, que teve problemas de motor, certamente a correia de distribuição rompeu-se.

Nos Alfa Romeo 156 dos FEUP 3 a melhor marca foi para Gonçalo Rodrigues. Miguel Rodrigues foi o mais rápido, entre os pilotos dos Fiat Punto dos FEUP 2.

Nuno Silva (BMW 325 Ix) foi o ais rápido os PH90.