João Miguel Baptista é o vencedor do Kia TCR Opportunity

João Miguel Baptista vai voltar às pistas de Portugal e Espanha pela porta grande. O rápido e experiente piloto venceu a inovadora iniciativa realizada pela CRM Motorsport e garantiu o lugar de companheiro de equipa de José Pedro Faria. A dupla nortenha vai competir nos campeonatos nacional e ibérico de velocidade ao volante do novíssimo Kia cee’d TCR.

“Saiu-me um pequeno Euromilhões. Esta foi uma oportunidade única. É uma ideia que já devia ter sido posta em prática por outras equipas porque dá valor aos pilotos e não só aos que têm mais apoios para correr. No Kia TCR Opportunity, enfrentei pilotos de alto nível e isso só tornou a minha vitória ainda mais saborosa. Este triunfo também é um bocadinho de todos os que participaram porque sem eles eu não estaria onde estou. Cabe-me, por isso, dedicar-lhe também a eles. Agradeço à CRM Motorsport, ao Tiago Raposo Magalhães e à Kia por terem avançado com esta iniciativa tão importante para o desporto automóvel nacional”, enalteceu João Miguel Baptista após um confronto em que reinou a competitividade e o desportivismo.

O desafio foi duro e exigente e foi com naturalidade que João Miguel Baptista celebrou o triunfo, no final, de forma efusiva. Nome mais do que reconhecido no panorama da velocidade nacional, o portuense superou todas as etapas do Kia TCR Opportunity, uma iniciativa da CRM Motorsport com o apoio da marca coreana e da Galp.

Entre um lote de 11 competitivos pilotos, Baptista garantiu um lugar na final que se realizou ontem no Circuito do Estoril. O frente-a-frente com Eduardo Leitão tinha como “arma” o Kia cee’d TCR depois de na primeira fase todos terem andado ao volante dos Super 7 by Kia do troféu.

O formato da prova foi definido para garantir as condições mais parecidas para os dois pilotos. Na estreia do Kia cee’d TCR em Portugal, Baptista e Leitão puderam conhecer melhor o carro e procurar as afinações para serem os mais rápidos. Já durante a tarde, e quando os tempos realizados no circuito do Estoril contavam para a definição do vencedor, ambos foram postos à prova por duas ocasiões.

Na primeira oportunidade, Eduardo Leitão teve a honra de “abrir” a pista. Com dois pneus novos à frente, procurou levar o Kia cee’d TCR ao limite. Logo de seguida, os técnicos colocaram mais dois pneus a estrear no eixo dianteiro e João Miguel Baptista bateu o seu adversário por 0,8 segundos.

Para garantir as condições de mais próximas entre os dois pilotos, houve novo embate no traçado do Estoril, mas desta fez foi Baptista quem fez primeiro a volta lançada. O piloto do Porto assistiu junto ao muro das boxes à tentativa de Leitão ficar com o lugar de sonho mas a festa aconteceu fora do Kia cee’d TCR. A diferença de tempo na primeira sessão foi decisiva para, no acumulado, Baptista sair vencedor.

No final do confronto, Eduardo Leitão mostrava-se conformado com o resultado. “O João Miguel Baptista conseguiu tirar melhor partido dos pneus novos. Eu ainda tentei recuperar, mas não foi possível. Quero salientar que esta é uma grande iniciativa. Há que louvar o trabalho da CRM Motorsport e o apoio da Kia. Era importante que surgissem mais oportunidades deste género”, explicou o jovem piloto.

Com este triunfo, João Miguel Baptista assegurou uma temporada completa ao volante do Kia cee’d TCR que partilhará com José Pedro Faria. Os dois vão formar uma dupla em que misturam juventude e experiência. São pilotos de duas gerações diferentes mas que partilham a ambição de liderar um projecto novo, criado pela CRM Motorsport com o apoio da Kia Portugal e da Galp, para os campeonatos nacional e ibérico de velocidade.

Para o vencedor do Kia TCR Opportunity, o futuro próximo vai ser entusiasmante “Existe aqui um binómio experiência-juventude. Podemos aliar a minha experiência à rapidez do Zé Pedro. O meu objectivo é desenvolver o Kia cee’d TCR até às suas máximas capacidades. Tem boa base, comprovei isso no desafio e acredito que com alguns testes vamos poder lutar pelos primeiros lugares”, afirmou o piloto que não esconde a enorme motivação em torno do projecto.

Para o responsável da CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães, o duelo entre Baptista e Leitão confirmou a validade da iniciativa. “Este projecto para os campeonatos nacional e ibérico de velocidade começou da melhor forma. Tivemos 11 excelentes pilotos à procura de uma oportunidade única e não temos dúvidas que o João Miguel Baptista os vai representar da melhor forma com o José Pedro Faria. Tivemos dois dias muito intensos em que todos sabiam que só um podia ganhar. As condições foram extremamente variadas. Houve duelos com piso seco e à chuva. Não faltou emoção para consagrar o João Miguel Baptista”, afirmou.

A equipa do Kia cee’d TCR começa, agora, a preparação para o campeonato que tem início marcado para o fim-de-semana de 29 e 30 deste mês no Circuito do Estoril. O TCR é a categoria máxima da competição maior da velocidade em Portugal. Assente em carros de turismo desenvolvidos para serem competitivos, mas a custos controlados, tem conquistado adeptos em todo o mundo. Os construtores de automóveis acharam a fórmula interessante e na actualidade não só há campeonatos baseados nestes regulamentos em todo o planeta como o número de fabricantes envolvidos é um dos maiores em todas as competições existentes.