Mais de 30 Fórmula 1’s no Estoril

O Estoril Classic realiza-se já no próximo fim-de-semana no Autódromo do Estoril, apresentando uma lista de inscritos impressionante que exibe cento e vinte concorrentes, incluindo trinta monolugares de Grande Prémio e trinta e um carros de Turismo e Sport Protótipos.

O evento organizado pela Race Ready e pela Câmara Municipal de Cascais será o palco de uma viagem a alta velocidade pela história do automobilismo mundial, com um conjunto de automóveis impressionante que nos leva desde 1934, com um magnífico Alfa Romeo P3, até 1979, com um sofisticado Lotus 80.

O FIA Master Historic Formula One termina a sua temporada entre nós e, muito embora os títulos estejam já definidos, levando a que tenhamos um número baixo de carros em pista, poderão ser vistos no Estoril monolugares que marcaram a categoria máxima do desporto automóvel – Brabham, McLaren, Lotus – edificando a maior lista de inscritos para uma última etapa dos últimos anos.

Já nos Fórmula 1 Pré-1966, da época em que estes automóveis corriam no “circuito de Cascais”, a grelha de partida está muito bem composta com vinte e oito carros, sendo possível encontrar máquinas tão icónicas como o Alfa Romeo P3, ao volante do qual Tazio Nuvolari assinou algumas das suas mais impressionantes exibições, o Maserati 250F e Ferrari 246 Dino, que levaram, respectivamente, Juan Manuel Fangio e Mike Hawthorn a títulos mundiais.

Os Fórmula 1 são, obviamente, os cabeças de cartaz do programa, mas são muito mais os motivos de interesse, que passam também pelos Sport Protótipos que marcaram presença 24 Horas de Le Mans e no poderoso Campeonato CanAm.

Na prova do FIA Masters Historic Sports Cars poderão ser vistos alguns dos carros que fizeram história na clássica de resistência de La Sarthe e nas pistas norte-americanas, sendo os exemplos mais emblemáticos o Lola T70, nas suas diversas versões, e o McLaren M1B, qualquer um deles com linhas elegantes capaz de seduzir os adeptos mais exigentes.

O Estoril Classic terá também no seu programa corridas para carros de GT e Turismos que marcaram o passado, sendo diversas as máquinas que alinharão no Master 3 Hours.

Desde o ágil Alfa Romeo Giulia Sprint GTA, até ao imponente AC Cobra, passando pelos sofisticados Lotus Elan e os emblemáticos Porsche 911, serão muitos os exemplos de automóveis que fazem as delicias dos apaixonados de automobilismo, que os poderão seguir numa corrida que promete ser inebriante.

Apesar da índole internacional do evento, os pilotos portugueses marcarão presença no Master 3 Hours, onde Francisco Sá Carneiro e João Cannas alinharão aos comandos de um Porsche 911 de 1965, disputando igualmente a prova do FIA Masters Historic Sports Cars, com um performante Chevron B16, sendo acompanhados por Gonçalo Gomes, que terá à sua disposição um Lotus 47.

Para além destas competições mais importantes, fará igualmente parte do programa a Fórmula Junior, uma categoria de promoção que pontificou entre 1958 e 1963 e que, com monolugares leves e eficazes, deu ao automobilismo mundial nomes como Jim Clark, Jochen Rindt e John Surtees.

Para que os pilotos portugueses possam também competir com os seus clássicos no Estoril Classic, será realizado uma prova vocacionada para eles – a Iberian Touring & GT – onde os pilotos locais poderão mostrar também o que de melhor que se faz em Portugal.

Mas não serão apenas as corridas que marcarão o programa do evento realizado pela Race Ready e pela Câmara Municipal de Cascais, uma vez que o Automóvel Club de Portugal organizará o Rally de Portugal Exhibition, que consistirá na reedição do slalom que marcou diversas edições da principal prova de estrada do nosso país. Markku Alén, pluri-vencedor do nosso rali, será o cabeça de cartaz ao volante de um FIAT 131 Abarth.

No paddock, o público poderá encontrar a “Food and Brand Village”, área onde poderão deliciar-se com diversos tipos de “Truck Food Vintage” e encontrar diversos tipos de merchandising relacionado com automobilismo e com os parceiros do Estoril Classic. Por último, para que os espectadores possam ter uma visão distinta das corridas, estará disponível para todos uma roda gigante de 18 metros, ao estilo de Le Mans e Suzuka.