Resistência faz a festa no Estoril

Está a chegar mais um final de ano para o Iberian Historic Endurance que se prepara para a derradeira jornada em ambiente de festa. O Circuito do Estoril volta a ser o palco para uma competição que celebra os grandes desafios de resistência e em que mais do que a competição, se vive uma grande paixão pelo desporto automóvel.

40 equipas reúnem-se em Portugal, mais concretamente no Circuito do Estoril, para encerrarem com pompa um ano de competição e um gosto tremendo pelos automóveis clássicos e pelas corridas de resistência que estão no imaginário de todos os participantes.

São quatro dezenas de automóveis muito diferentes. Há grandes. Há pequenos. Há modelos mais comuns, outros mais preciosos. Vão colocar-se frente a frente e discutir as melhores posições. Com uma diferença de forças tão vincada, o lado da competição é remetido, de certa forma, para segundo plano. O que conta é a diversão dos pilotos, o prazer de conduzirem as máquinas que fazem parte do seu imaginário num verdadeiro desafio de 250 quilómetros a fazer lembrar outros tempos em que as provas de resistência se afirmaram no automobilismo mundial.

Entre os inscritos, destaque para a sempre muito numerosa e competitiva armada Porsche. Os vários Ford, desde o Mustang MK1 ao Cortina Lotus, também se evidenciam. A variedade é tal que no Estoril vai estar um Datsun, do Japão, com motor 1200. Na box ao lado, poderá estar um Iso Grifo A3C, de Itália, com um gigantesco bloco de 5400 cc.

“Os 250KM do Estoril são sempre imprevisíveis e com várias mudanças de líder.

 Têm grelhas sempre repletas e o charme emprestado pelos automóveis em competição. No Estoril queremos fechar a temporada de 2017 da melhor maneira. Vamos ter uma corrida ao final da tarde, com o sol a pôr-se, como nas mais mágicas jornadas de resistência, onde a regularidade e a estratégia serão determinantes para o resultado final que irá fechar a temporada de 2017 da melhor maneira”, afirmou Diogo Ferrão, da entidade organizadora do Historic Endurance.