Resumo Nacional de Velocidade de Turismos no Algarve

Francisco Mora (Seat Leon TCR) venceu a segunda corrida do dia e consolidou o comando do campeonato.

A corrida ficou marcada por um toque, quando Nuno Baptista falhou a travagem para uma curva e bateu com o Seat no VW de Francisco Abreu.

Rafael Lobato (Audi RS3 LMS) foi segundo, à frente de João Carvalho (Seat Leon TCR).

Rita Graça venceu o troféu das senhoras e a categoria TCR2.

 

Partida

Francisco Mora (Seat Leon TCR) partiu na frente. À curva um chegam logo a seguir, Gustavo Moura (Seat Leon TCR), Cesar Machado (Seat Leon TCR) e Rafael Lobato (Audi SR3 LMS), respectivamente. Francisco Abreu (VW Golf GTI TCR) teve um mau arranque.

2ª volta

Nuno Baptista (Seat Leon TCR) falhou a travagem para a curva TMN e bateu forte no VW de Francisco Abreu.  Safety car entrou em pista e ocorreram alguns toques sem outras consequências, para além de “chapa”.

5ª volta

Retomada a prova e Gustavo Moura ganha o segundo posto a Rafael Lobato.

6ª volta

Gustavo Moura tem uma saída de pista na curva TMN. Rafael Lobato recupera o segundo posto. Seguem-no João Carvalho, Cesar Machado e Ricardo Gomes (Seat Leon.)

7ª volta

Gustavo Moura regressa e recupera uma posição por troca com Ricardo Gomes. Moura é agora quinto.

8ª volta

Francisco Mora roda em 1m 57,687s e assina a melhor volta de corrida.

Classificação final

1º Francisco Mora – Seat Leon TCR 12 voltas; 2º Rafael Lobato – Seat Leon a 5,942,; 3º João Carvalho – Seat Leon a 13,245s; 4º Cesar Machado – Seat Leon a 17,388s; 5º Gustavo Moura – Seat Leon a 31,642s; 6º Ricardo Gomes – Seat Leon a 36,213s; 7ª Rita Graça – Seat Leon MKII a 3 voltas.

Disse o vencedor

"Fiz um bom arranque e fiquei logo à frente. O Francisco Abreu foi para quarto e era o piloto com andamento mais próximo do meu, em todos os treinos e corridas. Depois do safety car alarguei a vantagem e geri a meu gosto até ao final"

"Estávamos à frente da corrida, com alguma vantagem e quando é assim os problemas passam-nos ao lado"

 

1º Corrida

Francisco Abreu (VW Golf GTI TCR) partia da pole-position e aparentemente tinha a tarefa facilitada, pois um sensor do acelerador do Kia Cee´d TCR, de José Pedro Faria e João Batista, avariava a comprometia a prova em definitivo. Amália Vinyes não pode alinhar, devido a uma lesão nas costas.

A corrida foi discutida a “duas velocidades”. Uma primeira metade com Francisco Mora (Seat Leon TCR) a colocar-se na frente e a liderar, sempre com grande pressão por parte do Madeirense e uma segunda parte em que Abreu cedeu cerca de meio segundo e Mora ganhou algum espaço. O tempo quente e a degradação dos pneus pode explicar.

Manuel Gião (Seat Leon TCR) partiu de sexto e com um arranque brilhante colcou-se em terceiro, posição em que viria a terminar a corrida.

Francisco Mora foi o vencedor.

1º Volta

Francisco Mora (Seat Leon TCR) passa para primeiro, por troca com Francisco Abreu. Manuel Gião (seat Leon TCR) partiu do sexto lugar da grelha e na primeira curva discutia a travagem com os da frente.

2ª volta

Faust Salom (Seat Leon) ganha uma posição a Eduardo Leitão (Seat Leon DSG TCR) e é quarto.

Francisco Abreu faz a melhor volta de corrida, com 1m 56,801s.

5ª volta

Francisco Mora é primeiro, com Francisco Abreu a 44 centésimas. Manuel Gião (Seat Leon) é terceiro a cinco segundos. João Sousa (Seat Leon) seguiu para a box.

7ª volta

A diferença entre os dois primeiros é de seis décimas de segundo.

8ª volta

Francisco Mora dilatou a vantagem sobre Francisco Abreu, que cedeu cerca de seis décimas para o primeiro, estando agora a diferença entre ambos em 1,2s.

Manuel Gião mantém-se no terceiro posto e tem o Espanhol Faust Salom a oito décimas. Eduardo Leitão é quinto, seguem-no Manuel Pedro Fernandes (Seat Leon TCR), Edgar Florindo (Seat Leon TCR) e Patrick Cunha que durante o dia de ontem teve sérios problemas eléctricos no motor do Audi RS3 LMS.

11ª volta

Manuel Pedro Fernandes recebeu um “drive through” por não respeitar os limites da pista.

13ª volta – Final

1º Francisco Mora – Seat Leon TCR – 13 voltas; 2ª Francisco Abreu – VW Golf GTI TCR a 0,783,; 3º Manuel Gião – Seat Leon a 11,217s; 4º Faust Salom – Seat Leon TCR a 12,152s; 5º Eduardo Leitão – Seat Leon DSG TCR a 13,554s; 6ª Patrick Cunha – Audi RS3 LMS a 35,099s; 7º Edgar Florindo – Seat Leon TCR a 36,373s; 8º Manuel Pedro Fernandes – Seat Leon TCR a 1m 01,131s; 9º João Sousa – Seat Leon MK2 9 voltas.

Disse o vencedor:

"O arranque foi o momento chave e ditou a vitória na corrida, passei o Xico (Francisco Abreu n.d.r.) por fora na curva um. A corrida foi muito disputada e fomos os justos vencedores; quero desde já felicitar os meus adversários."

1ª Sessão de Qualificação

A sessão, como habitualmente, foi marcada pelo equilíbrio de andamentos e os seis primeiros ficaram separados por manos de um segundo.

Francisco Abreu (Golf GTi TCR), com o tempo de 1m 54,952s assegurou a pole-position para a primeira corrida do dia. José Pedro Faria (Cia Cee´d  TCR) foi duas décimas e meia mais lento e dessa forma vai dividir a primeira linha.

A Francisco Mora (Seata Leon TCR) faltaram nove centésimas para ser segundo, terminou a sessão com o terceiro melhor tempo, à frente de Faust Salom (Seat Leon TCR) por duas décimas.  

A terceira linha foi ocupada por Eduardo Leitão (Seat Leon DSG TCR) e Manuel Gião (Seat Leon). 

2ª Sessão de Qualificação

Tal como na anterior, também desta vez o equilíbrio de andamentos foi uma constante e tivemos os cinco da frente separados por 998 milésimas de segundo.

Francisco Mora retirou cerca de meio segundo ao tempo da sessão anterior e dessa forma “saltou” para a “pole”, com 1m 54,708s. Francisco Abreu, com mais duas décimas, arrecadou a segunda posição da grelha.

Cesar Machado (Seat Leon TCR) fez a terceira marca da sessão, com mais 748 milésimas que a pole e bateu Rafael Lobato (Audi RS3 LMS) por uma décima.

A terceira linha ficou para Edgar Florindo (Seat Leon TCR) e Gustavo Moura (Seat Leon DSG TCR).

Warm-up

Francisco Abreu (VW Golf Gti TCR) foi o mais rápido no Warm-up, com 1m 55,052s. Pedro Faria e João Batista foram 1,626 segundos mais lentos, na melhor volta.

Patrick Cunha e Rafael Lobato foram os terceiros. Ontem não chegaram a fazer as sessões de treinos livres, devido a um problema eléctrico que colocava o Audi RS3 LMS, em modo de segurança. Esta manhã o problema ficou resolvido.