Vitória germânica no Historic Endurance em Portimão

O Iberian Historic Endurance teve hoje a honra de abrir as hostilidades no Algarve Classic Festival, aquele que é considerado o maior evento de automóveis clássicos do sul da Europa, realizando esta tarde a primeira das suas duas corridas no Autódromo Internacional do Algarve

Pela manhã de hoje disputou-se a qualificação da competição de endurance organizada pela Race Ready, com os três favoritos Ford GT40 a colocarem-se nas três primeiras posições para a primeira corrida do fim-de-semana algarvio, seguidos pelo estreante Merlyn MK4 de Carlos Barbot/Pedro Matis que haveria de sucumbir durante a corrida quando surpreendentemente liderava à geral.

Quarenta e nove concorrentes, de seis diferentes nacionalidades e divididos por cinco categorias, tomaram parte esta tarde à partida de uma corrida de cinquenta minutos que acabou por ficar à mercê do Ford GT40 de Frank Stippler/Georg Nolte, após os vencedores de 2016, Leo Voyazides/Simon Hadfield terem sido forçados a abandonar quando também eles seguiam na frente do pelotão. Assim sendo, o duo germânico repetiu assim o triunfo alcançado na edição de 2014 desta mesma prova.

Na segunda posição da geral e primeira da classe H65 terminou o Lotus Elan de Graham Wilson e David Pittard, a dupla britânica que no fim-de-semana transacto levou de vencida as “Masters Three Hours” do Estoril Classic. Capitalizando sobre o infortúnio dos pilotos da frente, o Cobra Daytona de Daniel Gibson completou o pódio à geral.

Motivados pela vitória na última prova em Jerez de la Frontera, Pedro Rezende Bastos e Miguel Pais do Amaral, em Porsche 911 3.0 RS, foram os melhores portugueses, finalizando no sexto posto da geral, triunfando assim na categoria H76.

A categoria H71 também teve um vencedor nacional. Alexandre Guimarães, em Lotus Elan, beneficiou do abandono prematuro do Porsche 911 ST do espanhol António Gutiérrez para realizar uma corrida tranquila na frente da classe, cortando a linha de meta com uma confortável vantagem sobre do BMW 2002 do duo francês Michel Renavand/Philippe Bonny e do Ford Escort RS 1600 de Mário Silva/Gonçalo Monteiro Gomes.

O piloto francês Tourneur Vincent, num elegante Porsche 356 Speedster, venceu o “Index Tourneur Vincent”.