Eletrónica atrasa progressão do Kia cee’d TCR em Vila Real

Após as sensações positivas extraídas da primeira sessão de treinos livres, Manuel Gião foi obrigado a interromper o programa desportivo do Racing Weekend Vila Real quando um problema de cariz elétrico, relacionado com a unidade de comando, resultou na paragem do Kia cee’d TCR preparado pela CRM Motorsport.

Até então, o piloto do carro nº 7 vinha a ajustar o set-up da sua viatura às exigentes características do traçado vila-realense, confessando encontrar-se “muito confortável” com o carro e certo de estar “longe de extrair todo o seu potencial”.

Era o que tencionava fazer na sessão de treinos seguinte, socorrendo-se de pneus novos para preparar, da melhor forma, o ataque ao circuito antes das duas sessões de qualificação. Mas esse objetivo ficou posto de lado logo na primeira volta lançada, momento em que o piloto comunicou à equipa uma súbita falta de resposta do motor.

Embora cientes da importância da qualificação numa pista citadina como a de Vila Real, Manuel Gião e a CRM Motorsport acabariam por decidir, em conjunto, preservar a mecânica do carro e dar por encerrada a sua presença neste primeiro dia de competição da mítica prova portuguesa, palco da segunda ronda do Campeonato de Portugal de Velocidade de Turismos.

“Na tentativa de isolar o problema e solucioná-lo em definitivo, optámos por não participar nas duas sessões de qualificação previstas. Podíamos ter continuado, mas sabemos que é mais importante eliminar os problemas de juventude do Kia cee’d TCR nesta fase ainda precoce do seu desenvolvimento do que hipotecar um resultado positivo quando existem duas corridas e muitos pontos em disputa”, refere o responsável pela CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães.

Apesar desta contrariedade, Manuel Gião e o Kia cee’d TCR encontram-se ainda mais motivados para extrair um bom resultado deste fim-de-semana e contam regressar à competição amanhã, 23 de junho, para a Corrida 1 do Vila Real Racing Weekend.

Para o piloto da Sertã, “o objetivo de demonstrar a rapidez do carro mantém-se intacto, mas obviamente que, no plano desportivo, a situação ficou mais difícil. Iremos tentar obter alguns pontos para o campeonato e aproveitar as duas corridas em disputa para rodar com o carro e aprimorar o set-up e desenvolvimento que têm vindo a ser realizados de forma incansável por todos os elementos da equipa”, conclui.