Kia Picanto GT Cup estreia-se nos circuitos em Vila Real

Do desafio da Falperra para as emoções de Vila Real, o Kia Picanto GT Cup estreia-se no próximo fim-de-semana nos circuitos, para a segunda prova do mais recente Troféu monomarca da Velocidade Nacional.

Entre os dias 22 e 24 de junho, o carro desenvolvido pela Kia Portugal, em conjunto com a CRM Motorsport e o indispensável auxílio dos parceiros, será uma das grandes figuras do Vila Real Racing Weekend, integrando, desta forma, o cartaz do Campeonato de Portugal de Velocidade e da Taça Mundial de Carros de Turismo (WTCR). 

Para João Seabra, diretor-geral da Kia Portugal, “a visibilidade acrescida, derivada da presença num evento de renome mundial, em conjunto com o estímulo provocado pelo traçado singular da pista citadina, fazem com que esta segunda prova do Kia Picanto GT Cup esteja a ser encarada com grande entusiasmo pelos nossos pilotos. Mas também por novos elementos que já confirmaram a sua presença”, revela.

“São os casos de Rui Meireles e Tiago Ribeiro, pilotos locais que, agradados com a filosofia do Troféu e o desempenho do Kia Picanto GT Cup, cedo nos contactaram sobre a possibilidade de virem a alugar um carro para Vila Real. Mas também de Tiago Teixeira e Henrique Nogueira, dois jovens oriundos do karting e do todo-o-terreno que integrarão a categoria Júnior, tendo escolhido o Kia Picanto GT Cup para darem os primeiros passos na Velocidade”, desvenda o responsável da CRM Motorsport, Tiago Raposo Magalhães.

“Perfazendo a maior lista de inscritos até à data, estes nomes juntam-se aos dois convidados da Kia Portugal, Rui Santos e Duarte Aguiar, e a Nuno Madeira e Manuel de Moura Teixeira, que dividirão respetivamente os seus carros com Filipe Serra e Francisco Marrão. Assim, teremos em Vila Real oito novos pilotos a integrarem a família Kia Picanto GT Cup e a descobrirem a magia de um carro pequeno, mas atrevido”, completa.

INTERESSE CRESCENTE

Face à Rampa da Falperra, o número de ‘Picantos’ presentes em prova nesta segunda ronda da competição sobe assim de 13 para 15 unidades, tal como o número de participantes, cifrado em 21 pilotos. Condimentos que deixam antever duas grandes corridas e múltiplas trocas de posições, até pela natureza do repto que se inicia no próximo fim-de-semana.

Além das características da pista, repleta de zonas sinuosas e curvas estreitas de elevado cariz técnico, há que contar com a presença, em simultâneo, dos concorrentes, que assim irão dividir o mesmo espaço — algo que ainda não tinha sucedido na edição em curso do Kia Picanto GT Cup.

“Depois da estreia nas rampas e nos ralis, por intermédio do kit desenvolvido para a modalidade, cuja performance foi comprovada com o triunfo da dupla Francisco Esperto/Fernando Miguel na categoria RC5 do último Rali Vidreiro Centro de Portugal, os pilotos e adeptos do Kia Picanto GT Cup irão conhecer em Vila Real uma nova faceta do Troféu, com a primeira presença das viaturas num circuito”, destaca João Seabra.

“Enquadrada no calendário internacional do WTCR e com a garantia de transmissão televisiva das corridas do Kia Picanto GT Cup a nível nacional, esta segunda prova do campeonato reúne, deste modo, um interesse especial para todos os envolvidos, em particular porque o Troféu terá a companhia do fervoroso público de Vila Real — conhecido mundialmente pela forma como apoia o desporto motorizado e as corridas no município. Será, também por isso, um evento para desfrutar”, conclui.

A fazer companhia aos habituais pilotos do Troféu estará o atual Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos. Aceitando o convite da Kia Portugal para tripular o Kia Picanto GT Cup nº 7, dividindo-o com Duarte Aguiar, Gestor de Rede de Vendas e Marketing da marca, o autarca irá, deste modo, conhecer por dentro a mais recente competição monomarca do automobilismo nacional e viver, de perto, as emoções do emblemático circuito.

“Sendo um entusiasta das corridas de automóveis e do Circuito de Vila Real, este era um convite que simplesmente não podia recusar. Quero agradecer à Kia Portugal e ao seu diretor-geral, João Seabra, a gentileza e responsabilidade que me foram confiadas, na certeza de que parto para esta experiência com a modesta ambição de apenas querer divertir-me. A julgar pelo que já me contaram, o Kia Picanto GT Cup é o carro ideal para cumprir com sucesso esse objetivo!”