Fábio Mota leva a melhor no Open de Portugal de Velocidade em Vila Real

Depois de ter arrancado com 12 carros no Estoril e 13 viaturas em Braga, a grelha do novo Campeonato Open de Portugal de Velocidade aumentou para 15 carros em Vila Real, com Fábio Mota a estrear-se ao volante do Audi R8 LMS com o melhor tempo absoluto na primeira qualificação (2m03,648s).

Embora não exista um campeonato absoluto no Open, à semelhança dos campeonatos de Clássicos/Clássicos 1300 e Legends, Fábio Mota acabou por vencer a Corrida 1 em Vila Real, numa prova marcada pelos incidentes que eliminaram Francisco Mora (Cupra TCR), Nuno Batista (Porsche 997 GT3 Cup), Daniel Teixeira (SEAT León Supercopa Mk3) e Gustavo Moura (Audi RS3 LMS) logo na primeira volta.

 "Sinto-me cada vez mais confortável no carro e nesta corrida já senti a confiança necessária para atacar sem arriscar muito. Arranquei bem e consegui manter-me longe de qualquer incidente e, depois do 'safety-car', fui aumentado progressivamente o meu ritmo para continuar o meu processo de adaptação ao Audi, evitando erros, que aqui significam um toque nas barreiras. Este é um excelente resultado e mostra que estamos no bom caminho", disse Fábio Mota.

Fábio Mota foi construindo um avanço importante sobre os melhores representantes da categoria TCR, que foram liderados durante quase toda a corrida pelo Honda Civic TCR do jovem estónio Robin Vaks. Contudo, um toque entre Edgar Florindo (SEAT Cupra TCR) e Vaks já na fase final da corrida permitiu ao piloto de Vila Real cortar a meta como vencedor da categoria TCR, seguido pelo mais forte da categoria G2, Gonçalo Manahu, ao volante do Porsche 997 GT3 Cup. O teenager estónio Mattias Vahtel levou o outro Honda Civic TCR ao segundo lugar dos TCR, com Paulo Martins, único inscrito na categoria T2, a cortar a linha de meta no top 5 com o Volkswagen Golf GTI. André Pimenta estreou o Caterham 420 R no Open de Velocidade (categoria SS2) e foi o sexto no final, na frente de André Tavares (Honda Civic Type R), o mais rápido da categoria T4, onde Jorge Silva (Renault Clio) e Rui Meireles (Citroën DS3 R1) também subiram ao pódio. Manuel Fernandes, outro piloto de Vila Real, estreou-se ao volante do Mazda MX5 e terminou dentro do top 10.

Amanhã, a Corrida 2 também será disputada em formato Sprint e está marcada para as 09h15, enquanto a Corrida 3, em formato Endurance, disputa-se às 14h10.